Quem somos
O Instituto da Imaculada Para Pessoas com Necessidades Especiais é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que iniciou a sua actividade em 1933, com a designação de Instituto de Surdos-Mudos da Imaculada Conceição, dedicando-se, sob a orientação das Irmãs Franciscanas da Imaculada, ao ensino de crianças e jovens surdos.
Em 2002, o Instituto abriu as suas portas a uma nova realidade de problemáticas, com ou sem surdez associada, nomeadamente as perturbações do espectro do autismo e, mais recentemente, a disfunção neuromotora com défice cognitivo. De forma a responder a uma das mais significativas necessidades e preocupações manifestadas pelas famílias, em 2009 o Instituto organizou o seu Centro de Actividades Ocupacionais para jovens a partir dos 16 anos. As actividades terapêuticas, ocupacionais e culturais aqui desenvolvidas assentam numa lógica de valorização e respeito pelas capacidades, necessidades e potencialidades individuais. O crescimento e desenvolvimento da procura por respostas da sociedade levaram o Instituto a dedicar a sua missão a um espectro de percurso escolar abrangente e a reforçar a sua aposta nas actividades ocupacionais de jovens e adultos. O Instituto da Imaculada Para Pessoas Com Necessidades Especiais, Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, como Instituição Educativa que é, quer responder às novas leis e, de acordo às novas planificações, elaborou este Projecto Educativo do Centro Educacional, o qual servirá com marco referencial para pôr em marcha a ação educativa no Centro, tal como nós a entendemos com base nos nossos princípios ideológicos. |
A Fundadora |
A Congregação |
Madre Francisca Pascual Domenech, fundadora da Congregação das Irmãs da Imaculada nasceu em Moncada (Valência, Espanha) a 13 de outubro de 1833.. O profundo espírito religioso que recebeu da sua família, frutificou num desejo de se consagrar a Deus, que com intensidade descobria no rosto dos irmãos mais necessitados. Em 1876 propõe às Terceiras Franciscanas a Reforma da sua vida e a constituição de um instituto religioso.
|
Em outubro de 1933 chega à cidade de Lisboa um grupo de religiosas franciscanas da Imaculada, a convite do Estado Português, após tomar conhecimento do trabalho das Irmãs, na prática da recuperação da deficiência auditiva. Em 1942, o então Instituto de Surdos-Mudos da Imaculada Conceição, recebe o Grau Oficial da Ordem de Instrução Pública e, a partir desse momento, a Congregação expande-se para outros pontos do país.
|